Adaptações e Serviços Especiais

 

Alguns cabeçotes, especialmente os de veículos mais antigos, fora de linha ou até mesmo de alguns veículos importados, precisam de peças de reposição e estas são difíceis de se encontrar no mercado.

Nestes casos se faz necessário algumas adaptações, previamente estudadas e realizadas com garantia, afim de conferir qualidade ao serviço de retífica do cabeçote.

Há também, casos em que após um incidente como a quebra de uma válvula ou de uma sede de válvula, faz-se necessário a reconstrução de parte do cabeçote, ou seja, enchimento da face ou câmara de combustão e colocação de sedes novas.

 

Veja alguns exemplos:

Sedes de Válvulas

 

Alguns cabeçotes não possuem sedes de válvulas, ou melhor, o assentamento da válvula se dá no próprio cabeçote, geralmente quando o cabeçote é fabricado em ferro fundido, um exemplo é o cabeçote do motor GM Opala, ou o do GM Chevette, mas alguns atuais também são fabricados assim, como da Ford Ranger V6 ou GM Blazer 04 cilindros ou o V6 (Vortek).

 

Quando acontece da válvula afundar, há a necessidade de substituir a sede, e nesse caso é feita uma adaptação, já que a sede não existe.

 

Em outros casos, onde se deseja um melhor rendimento do veículo, em que se deseja trocar as válvulas originais por válvulas maiores, há também a necessidade de se substituir as sedes por sedes maiores para acomodarem as válvulas novas.

Estes serviços são todos executados com garantia.

Reconstrução

 

Necessário após a quebra de válvula ou sede de válvula, seja por quebra da correia dentada ou quebra da válvula no alojamento da chaveta de válvula ou até mesmo quando ela se solta pela quebra do balancim ou pelo desprendimento da sede de válvula após aquecimento devido a dilatação do material.

 

  1. O primeiro passo é fazer o teste de trincas para verificar possíveis vazamentos.

  2. Em seguida é feito o enchimento com solda, a pré usinagem para retirar o exesso de solda e um novo teste para verificar se a solda não comprometeu o cabeçote.

  3. Agora é hora de iniciar a usinagen dos alojamentos das sedes de válvulas e em seguida, um novo teste para se determinar se não há vazamentos decorrentes de póros na solda que podem surgir com a usinagem.

  4. Tudo OK e iniciamos a colocação das novas sedes de válvulas que devem ser prensadas.

  5. Feito isso, realizamos um novo teste de trincas , desta vez para se verificar se o cabeçote não trincou com a colocação da sede.

  6. Se aprovado no teste, o cabeçote está pronto para iniciar o processo de retífica, com todas as garantias após quatro testes de trincas.

 

 

Serviços Especiais

 

  • Enchimento com solda de alumínio.

 

  • Adaptação de válvulas.

 

  • Embuchamento de guias de válvulas.

 

  • Roscas tipo helicoil, embuchamento de roscas, extração de parafusos/prisioneiros quebrados.

 

  • Mandrilhamento de alojamento do tucho de válvula, colocação de tuchos de válvulas sob medida.